ARLS GUARDIÕES DO TEMPLO N. 7061 

Preceptório Guardiões do Templo n. 2

Preceptório Guardiões do Templo n. 2

 

O Preceptório Guardiões do Templo n. 2 é jurisdicionado ao Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil (GPOCT).

O Preceptório reúne aqueles portadores do Grau de Cavaleiro de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta (ou Cavaleiro Templário), circunscrito à Ordem do Templo, na tradição inglesa das ordens progressivas de aperfeiçoamento maçônico.

A Ordem do Templo é alusiva à tradição dos Cavaleiros Templários, trazida para a Maçonaria com o discurso do duque de Antin que, em 1714, afirmou que um grupo de cavaleiros, refugiados na Escócia após a destruição da Ordem do Templo e que teriam auxiliado o Rei Robert de Bruce na Batalha de Bennockburn, aos 24 de junho de 1314, além de terem recebido o posto de Cavaleiros Rosa Cruz, teriam sido feitos maçons em Kilwinning, na mesma oportunidade em que teria sido fundada a Ordem Real de Heredom. Mas foi em 1737 que essas narrativas passaram a ter maior penetração no ideário maçônico, a partir do discurso do Cavaleiro Ramsay, pronunciado na Loja de Epernay, na França, defendendo a origem cruzada da Maçonaria. O “discurso de Ramsey” deu origem, por sua vez, a toda uma tradição oitocentista que influenciou diretamente a criação de altos graus, sobretudo na França e na Alemanha, por onde essas narrativas se espraiaram fomentadas por Lojas Escocesas (a dos Antigos), encontrando severa resistência por parte das Lojas Inglesas (a dos Modernos).

 

Quadro de Oficiais

Documentos de Fundação

Calendário

Convites

Notícias