O Preceptório Guardiões do Templo n. 2 é jurisdicionado ao Grande Priorado da Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil (GPOCT).
O Preceptório reúne aqueles portadores do Grau de Cavaleiro de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta (ou Cavaleiro Templário), circunscrito à Ordem do Templo, na tradição inglesa das ordens progressivas de aperfeiçoamento maçônico.
A Ordem do Templo é alusiva à tradição dos Cavaleiros Templários, trazida para a Maçonaria com o discurso do duque de Antin que, em 1714, afirmou que um grupo de cavaleiros, refugiados na Escócia após a destruição da Ordem do Templo e que teriam auxiliado o Rei Robert de Bruce na Batalha de Bennockburn, aos 24 de junho de 1314, além de terem recebido o posto de Cavaleiros Rosa Cruz, teriam sido feitos maçons em Kilwinning, na mesma oportunidade em que teria sido fundada a Ordem Real de Heredom. Mas foi em 1737 que essas narrativas passaram a ter maior penetração no ideário maçônico, a partir do discurso do Cavaleiro Ramsay, pronunciado na Loja de Epernay, na França, defendendo a origem cruzada da Maçonaria. O “discurso de Ramsey” deu origem, por sua vez, a toda uma tradição oitocentista que influenciou diretamente a criação de altos graus, sobretudo na França e na Alemanha, por onde essas narrativas se espraiaram fomentadas por Lojas Escocesas (a dos Antigos), encontrando severa resistência por parte das Lojas Inglesas (a dos Modernos).
Documentos de Fundação
Calendário
Notícias